Na prática, você sabe que um motor nada mais é do que um conjunto de peças em movimento integrado e constante. E isso resulta em desgaste constante. Por isso, a maioria dos motores merece atenção especial após os 200 mil quilômetros rodados – em alguns casos, dependendo do uso, essa inspeção já deve ocorrer na faixa dos 90 mil.
A essa altura, o motor de combustão interna (gasolina, álcool ou diesel) pode começar a apresentar:
- perda de potência;
- maior consumo de combustível e/ou óleo lubrificante;
- barulhos metálicos incomuns durante o funcionamento;
- superaquecimento;
- excesso de fumaça ou fumaça branca expelida pelo escapamento;
Esses são os principais sintomas de que um motor, de fato, precisa passar pelo processo de retífica, que consiste em:
- desmontar o motor;
- restaurar e/ou trocar seus componentes
- fazer todos os testes de qualidade e ajustes no motor;
- realizar o acabamento, com afinações, limpeza, lavagem fina e pintura;
Assim, mediante uma retífica bem feita, o motor estende sua vida útil com um novo desempenho, mais economia, segurança e conforto ao operador. Sem contar que esse procedimento evita grandes prejuízos!
Sempre que tiver alguma dúvida sobre retificar ou não um motor, seja você o proprietário do veículo ou empresário do ramo, entre em contato com a retífica de motores de sua confiança. Ela sim saberá orientá-lo de acordo com a sua realidade, suas necessidades.
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