Quando retificar um motor?

Quando retificar um motor?

Na prática, você sabe que um motor nada mais é do que um conjunto de peças em movimento integrado e constante. E isso resulta em desgaste constante. Por isso, a maioria dos motores merece atenção especial após os 200 mil quilômetros rodados – em alguns casos, dependendo do uso, essa inspeção já deve ocorrer na faixa dos 90 mil.

A essa altura, o motor de combustão interna (gasolina, álcool ou diesel) pode começar a apresentar:

  • perda de potência;
  • maior consumo de combustível e/ou óleo lubrificante;
  • barulhos metálicos incomuns durante o funcionamento;
  • superaquecimento;
  • excesso de fumaça ou fumaça branca expelida pelo escapamento;

Esses são os principais sintomas de que um motor, de fato, precisa passar pelo processo de retífica, que consiste em:

  • desmontar o motor;
  • restaurar e/ou trocar seus componentes
  • fazer todos os testes de qualidade e ajustes no motor;
  • realizar o acabamento, com afinações, limpeza, lavagem fina e pintura;

Assim, mediante uma retífica bem feita, o motor estende sua vida útil com um novo desempenho, mais economia, segurança e conforto ao operador. Sem contar que esse procedimento evita grandes prejuízos!

Sempre que tiver alguma dúvida sobre retificar ou não um motor, seja você o proprietário do veículo ou empresário do ramo, entre em contato com a retífica de motores de sua confiança. Ela sim saberá orientá-lo de acordo com a sua realidade, suas necessidades.

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